O seculo XXI trouxe grandes mudanças para o emprego e a educação. Em um mundo aonde os trabalhadores, principalmente os de classe mais baixa, estão se tornando obsoletos e invisíveis, onde a automação está acabando com várias categorias tradicionais de trabalho, é fundamental reinventar a formação vocacional, para gerar uma nova visibilidade para o trabalhador brasileiro, colocando-o novamente em EVIDÊNCIA.
​
E este é o grande desafio da Plataforma Evidência Brasil.
Problemas que a plataforma vem resolver
• Nova esperança e oportunidade para os milhões de trabalhadores que pararam de procurar emprego a mais de um ano.
Jornada inovadora, e orientada por evidências ao sucesso, para os jovens de baixa renda que estão entrando no mercado de trabalho.
• Combate ao grande elemento limitante do emprego, - o analfabetismo funcional – associado a uma nova jornada profissionalizante.
• Oferecer um novo caminho a trabalhadores de áreas que estão sofrendo grande obsolescência (sete em cada 10 trabalhadores brasileiros querem empreender),
​
• Oferecer oportunidades iguais de trabalho para mulheres, negros, pardos, LGBTQIA+, deficientes e outros.
​
• Rastreamento de milhões de jovens e adultos que não completaram o Ensino Médio, encaminhando-os a uma jornada transformadora, em parceria com os cursos EJA das escolas públicas estaduais.
Nossos objetivos
Desenvolver , a partir de tecnologias cognitivas consagradas, um novo modelo de qualificacão profissional, baseado em jornada do trabalhador, vocações, habilidades e tecnologias emergentes
Oferecer a instituições da união, estados e municípios um novo modelo de formação profissionalizante para o país, seguindo a tendência de países como o Reino Unido, EUA, Coreia do Sul e países asiáticos emergentes.
Criar um novo modelo de formação profissional, baseado na jornada do trabalhador, que vem de um mercado profissional em obsolescência e é guiado para nova profissão e futuro, com alta probabilidade de empregabilidade e empreendedorismo
Público-alvo
-
Jovens de 14 a 24 anos
-
Trabalhadores de áreas que estão sofrendo grande obsolescência
-
Mulheres, negros, pardos de 18 a 39 anos
-
Trabalhadores do nordeste e norte do Brasil
-
Trabalhadores que pararam de procurar emprego
-
Trabalhadores e empreendedores das vendas online
-
Micro empreendedores
-
Agricultura familiar e micro empreendedores rurais
Conceito:
Junto com você!
-
O conceito “junto com você”, apresenta uma nova forma de jornada de aprendizado, aonde um avatar virtual, um tutor indutor de mudanças internas, acompanha toda a jornada do trabalhador rumo a nova profissãoo
​
-
A Plataforma Evidência Brasil se utiliza, entre outras, da metodologia “saltos de aprendizagem”, tambem chamada de “teoria do salto”, para obter comportamentos positivos dos trabalhadores na jornada para vencer o analfabetismo funcional e na trilha de transformação profissional.
​
-
O tutor virtual é um rôbo semântico de inteligência artificial que, empaticamente, se liga a jornada do trabalhador, induzindo os saltos de aprendizado e vencendo as barreiras do analfabetismo funcional.
​
-
Nesta apresentação demonstraremos toda a jornada do JOSÉ (auxiliar administrativo de Pindamonhangaba), que será tutorado e guiado pelo rôbo empático: EVERALDO.
​​
CONHEÇA OS LABORATÓRIOS 5.0
ASSISTA AO TUTORIAL DA PLATAFORMA
Fundamentação científica
• Aprendizagem baseada em problemas (John Bransford & the CTGV)
• Teoria da flexibilidade cognitva ( Feltovitch & R. Coulson)
• Aprendizado situado ( J Lave)
• Teoria da inclusão ( D Ausubel)
\• Aprendizado experimental ( C Rogers)
• Saltos de aprendizagem –( Donald Green (Yale University – USA, 2004)
• Grupos operativos ( Pichon Rivieri – suiça/ argentina)
• Psigologia cognitiva ( Daniel Kanneman - ganhador prêmio nobel econonomia 2002)
• Economia comportamental: ( Richard Thaler ganhador prêmio nobel econonomia 2017)
• MBTI ( Myers & Brigs)
• 32 pesquisas qualitativas ( focus groups de imersão local) realizadas com trabalhadores e alunos EJA em Minas Gerais ( Lavras), São Paulo( Mogi das Cruzes), Pernambuco (Recife) e Pará (Quilombolas, indigenas e microempreendedores de agroflorestas- Altamira)
• Pesquisa quantitativa {survey – 830 entrevistas ) com alunos de 13 a 16 anos do fundamental municipal de Lavras – MG ( Destaques: 96% têm celular/ 42% querem ser influencers/ 21% querem ser e-gamers)