saúde afetiva brasil
Uma plataforma de saúde mental dedicada ao combate daansiedade e da depressão, grandes epidemias da mente dos trabalhadores, no século XXI. O processo é conduzido por avatares humanos de I.A. que utilizam a Inteligência Artificial Afetiva etécnicas daterapia cognitivo-comportamental para aumentar a eficácia na recuperação do sofrimento psíquico. Quando necessário, a inteligência artificial afetiva encaminha o paciente para atendimento de psicólogos e psiquiatras por telemedicina. Além disso, a plataforma aproxima o trabalhador das práticas integrativas oferecidas pelo SUS.
Prerrogativas do Programa Saúde Afetiva Brasil
Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, apontou que 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais receberam o diagnóstico de depressão.
Estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por causa da depressão e da ansiedade, custando à economia mundial quase 1 trilhão de dólares. Os dados são do relatório “Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho”, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em setembro de 2022
​
O Informe Mundial de Saúde Mental: transformar a saúde mental para todos, publicado em junho de 2022 pela OMS, alerta para a necessidade de mudança e investimento em saúde mental, demonstrando que transtornos mentais são a principal causa de incapacidade e causam um em cada seis anos vividos com incapacidade.
​
Ainda segundo o relatório, 15% dos adultos vivem com algum transtorno mental, como depressão e ansiedade.
GENEBRA (Notícias da OIT) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização interrnacional do Trabalho (OIT) pediram uma ação concreta para lidar com questões de saúde mental na população ativa.
O Brasil tem 43,6 milhões de trabalhadores com carteira assinada; e mais de 6 milhões de trabalhadores com diagnóstico de depressão ou ansiedade.
​
O Ministério do Trabalho precisa entrar em campo e usar o seu maior meio de financiamento, o FAT, para criar uma nova TECNOLOGIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE MENTAL que consiga atender, junto com o SUS, esta imensa massa de trabalhadores com sofrimento psíquico ; combatendo a grande epidemia do seculoXXI.
Público-alvo e problemas
que a plataforma vem resolver
Públicos
-
Trabalhadores com carteira assinada de todo o Brasil
-
Trabahadores com renda inferior a R$ 3422,00
-
Trabalhadoras negras e pardas
-
Trabalhadores aposentados
-
Trabalhadores desempregados
​
Problemas que a plataforma vem resolver
-
Atendimento personalizado á imensa massa de trabalhadores do Brasil
-
Integracão com as políticas públicas do SUS
-
Integração com o Esus PEC (prontuário eletronico do cidadão)
-
Desenvolvimento de um modelo disruptivo que preveja todas as etapas necessárias ao atendimento, em grande escala, do trabalhador em sofrimento psíquico.
-
Apresentar uma solução tecnólogica de baixo custo; com alta resolutividade e que não sobrecarregue o sistema de saúde (SUS).
Modelo de negócios, capacidade e áreas de atendimento da plataforma
Modelo de Negócio
-
Programa de inovação em parceria com universidade ou fundação federal
-
Política nacional com foco federalista no SUS municipal
-
Desenvolvimento de piloto, em cidade de médio porte, por manifestação de interesse, sem custos para o MT.
-
Solução integrada com gestão de todos componentes da plataforma e das consultas por telemedicina
​
Capacidade da plataforma
-
Estrutura escalonável para 2.000.000 de usuários simultâneos ( - ciclos trimestrais e semestrais)
-
Sistema de consultas (psicologia e psiquiatria) por telemedicina, escalável até 500.000 procedimentos mês
​
Áreas da plataforma
Áreas de rastreamento e cadastro
-
Área de rastreamento, cadastramento, adesão, e retenção dos públicos alvo
-
Sistema de inteligencia artificial que rastreia e convoca os trabalhadores com carteira assinada e que estão em sofrimento psiquico.
-
Rastreamento em parceira com sistema S, sindicatos de trabalhadores e outros entes.
-
- Cadastro vinculado ao cartão SUS municipal, e ao ESUS 5.2
​​
Áreas de telemedicina e de integração com o SUS
-
Sistema de consultas de telemedicina integrado ao PEC pelo sistema ESUS 5.2
-
Automação do BPA individualizado – automação, por boots Phyton, do preenchimento da FPO – Ficha de Programação Físico-Orçamentária
-
Encaminhamento do trabalhador à unidade de atenção primária mais proxima da sua casa; agendamento de práticas integrativas quando houver; e agendamento de atendimento no CAPS para atendimento de trantornos mais severos.
Modelo psicográfico e embasamento científico
-
Numa avaliação internacional de 659 estudos de testes psicológicos; os Instrumentos de avaliação de depressão e ansiedade mais freqüentes são: Hamilton Depression Rating Scale (HRDS), Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) e Beck Depression Inventory (BDI).
No primeiro momento, escolhemos o HADS, com a inserção de perguntas de estudos de Stanford e outros. -
A idéia do piloto é testar 3 modelos de avaliação psicológica, em pesquisas randômicas controladas, para se ter uma maior assertividade no aprendizado tutorado da inteligencia artificial.
-
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) tem varias revisões, por pares científicos, de efetividade de tratamento on line e é a tecnica terapêutica de combate a depressão e ansiedade mais utilizada no mundo.
-
A mais bem avaliada plataforma de saúde mental do mundo , a Youper, se utiliza das técnicas da TCC desenvolvidas pela Universidade de Stanford.
Estrutura da Plataforma
-
12 profissionais especializados em IA e frameworks
-
12 profissionais de tecnologia da informacão, logistica de dados, ciência de dados, inteligência artificial multicamada e de segurança de dados
-
12 profissionais de produção de conteúdos e midias
-
8 profissionais da Equipe gestora composta por conselho acadêmico, gestor de plataforma, gestor de programas, gestor de TI, gestor de modelos psicoemocionais e psicologia cognitiva, gestor de marketing, cientistas sociais e cientistas de dados
-
36 profissionais de limpeza de dados e telemarketing para integração com SUS municipal
-
120 à 240 psicologos e psiquiatras em sistema on line, descentralizado
-
Estrutura de banco de dados, streaming, e segurança de dados com redundância
-
Mais de 60 frameworks em redundância, integrados por BI e IA.
-
Investimentos de rastreamento e impulsionamento nas redes sociais